Sua franquia está estruturada? Conheça alguns aspectos importantes para a expansão de franquias

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Sua franquia está estruturada? Conheça alguns aspectos importantes para a expansão de franquias

Franchise business concept. Vector illustration. Business marketing system in flat style.

No franchising, para se desenvolver uma expansão adequada e de sucesso, é necessário que alguns cuidados sejam observados por parte da franqueadora.

Após a formatação, é fundamental que um Plano de Expansão seja elaborado de forma estruturada, estando em conformidade com os objetivos e metas da franqueadora.

Em quais locais minhas unidades franqueadas têm maiores probabilidades de sucesso?
Qual o nível de suporte que pretendo oferecer? Minha estrutura como franqueadora é capaz de oferecer um suporte de qualidade nessa localidade estudada?
Qual será a capacidade de abastecimento das unidades em determinadas praças?
Como atuam meus concorrentes nesta região?
Quantas unidades quero ou poderei abrir?
Quantas unidades “cabem” nessa região?
Quem eu quero e quem eu rejeito como possível franqueado? Qual o perfil ideal para meu futuro franqueado?

Essas e outras questões deverão ser analisadas e respondidas para que seja traçada uma diretriz à rede.

Importante ressaltar que é imprescindível que o Plano de Expansão seja viável financeiramente! A chamada “expansão por crescimento em espiral” é a forma mais segura e que envolve menores custos.
Além disso, no Plano de Expansão deve-se levar em conta o Plano de Comunicação. Quais são os meios, as estratégias e ações que a rede vai se utilizar para atingir o público-alvo definido? O departamento de marketing e de expansão devem caminhar juntos nesse sentido!

Há diversas formas, hoje em dia, de gerar leads! Algumas alternativas interessantes:
Inbound marketing (conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes por meio de conteúdo relevante);
Landing page (página de captura de leads);
Redes sociais (Facebook, Instagram e outros);
Mídia paga, como o Google Adwords;
Blogs;
Assessoria de Imprensa.
Participação em Feiras e congressos do segmento.

O departamento de expansão deve ser estruturado por profissionais que tenham uma visão holística do mercado, bem como, conhecimentos de marketing, finanças, vendas e que conheçam a fundo a Circular de Oferta da franquia.
Outro aspecto importante é a definição clara do Processo de Expansão. Cada franquia adota aquele que julgar mais conveniente.
No entanto, deve-se ressaltar que desde o primeiro contato junto ao potencial franqueado exista transparência, apresentando o negócio em sua totalidade (taxas, suporte, estrutura e modelos de negócio). Nas entrevistas pessoais, é necessário deixar claro como funciona o negócio, suas regras e padrões de atuação.
Além disso, o profissional de expansão, em todo processo, deverá analisar cautelosamente o perfil do candidato (experiências profissionais, desejos, capacidade de investimento, visão e expectativas). Ferramentas de Perfil Profissional e Psicológicos podem auxiliar na escolha adequada.
Em muitos casos, a tentação de fechar um negócio e colocar para dentro da rede um franqueado que dispõe “apenas” de dinheiro pode ser um problema futuro à rede. Por isso, o perfil deve ser o primordial e compatível àquele que definimos no Plano de Expansão!

Etapas como “test-drive” também são importantes para que o candidato realmente verifique se a escolha pela franquia é adequada.
Indicamos que a COF seja entregue no final do processo, após conhecermos muito bem o candidato.

Todo o processo de expansão, sem dúvida alguma, terá um resultado melhor se a franqueadora também cumprir o seu papel, efetuando um suporte de qualidade aos atuais franqueados, estar estruturada de forma correta e obter “franqueados satisfeitos”. Eles, certamente, serão, a melhor forma de divulgação e propaganda da rede!

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