Câncer de Mama em Animais – Outubro Rosa

Otite Canina – O que é, quais são os sintomas e como preveni-la
23 de março de 2019
Alimentos proibidos para pets: nada de pão e osso!
26 de março de 2019

Câncer de Mama em Animais – Outubro Rosa

CANCER DE MAMA EM ANIMAIS

O Outubro Rosa é um movimento mundial de prevenção ao câncer de mama, que promove a
luta contra essa dor e estimula a participação da população, das empresas e de entidades. Mas
o que muita gente ainda não sabe é que o câncer de mama atinge também os animais
domésticos: estima-se que ele seja responsável por 50% dos tumores malignos e que atinja
cerca de 30% das gatas e 45% das cadelas.

CAUSAS, SINTOMAS E EXAMES
Uma das maiores causas do câncer de mama é o ciclo hormonal das cadelas, mas ele também
pode ser genético. Os maiores sintomas da doença, além de apatia e falta de apetite, são os
caroços que aparecem na região mamária, que podem aumentar com a evolução da doença.
Ao notar algum desses sintomas, o tutor deve levar o animal diretamente a um médico
veterinário, para que sejam realizados exames e radiografias para detectar em que estágio os
tumores se encontram e se eles já se espalharam pelo corpo.

PREVENÇÃO
A castração é com certeza o método mais eficaz para evitar o câncer de mama. Quando feita
até os seis meses de idade, ela reduz de 90% a 95% as chances de crescimento de tumores nas
cadelas. Essa porcentagem muda de acordo com os cios: quanto mais cios a cadela tiver, maior
a chance que ela desenvolva o câncer.