Dilema da salada: você acredita que é mais engajado ou comprometido?

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Dilema da salada: você acredita que é mais engajado ou comprometido?

Primeiro, é preciso entender melhor o que significa cada um desses termos, certo? Engajamento tem a ver com a disposição colocada em determinada atividade ou algo que o conecte com seu propósito. Já o comprometimento é quando se firma um compromisso em persistir ou se flexibilizar para atingir seu propósito.

E aí, já sabe o que responder?

A resposta correta é que nós transitamos entre engajamento e comprometimento. Quando nos deslocamos entre esses dois pólos, temos liberdade para chegar até nossos objetivos.

Relação Engajamento x Comprometimento

Mesmo que você odeie comer salada, acaba se comprometendo a comer, pois está engajado com a saúde. O engajamento é sempre com algo maior em relação a sua vida. 

Em termos de carreira, mesmo que você não faça o que gosta, é preciso buscar ser o melhor no que faz.

Não importa o momento que estamos vivendo, precisamos manter no horizonte o engajamento com a carreira e o futuro.

O verdadeiro engajamento não é entregar resultado o tempo todo e sim manter energia mesmo quando o resultado não vem. O resultado é um conjunto de variáveis que são controláveis ou não.

Pandemia: o que ela nos ensinou?

A pandemia colocou em nosso horizonte uma evolução que sempre negligenciamos. Quem está se saindo melhor na crise são aquelas empresas que estão fazendo a lição de casa. A empresa que não se comprometeu em cuidar do time, não cuidou dos clientes e do caixa, está passando por diversos problemas nesse momento.

Em termos práticos, a pandemia fez com que algumas coisas fossem aceleradas.

Na Clinicão, fizemos um levantamento das principais dificuldades dos franqueados e ficou clara a necessidade da intensificação da presença nos canais digitais e o fortalecimento da relação com os franqueados. Dessa forma, reforçamos a comunicação interna, bem como os treinamentos durante a crise do coronavírus.

Em termos gerais, tivemos duas principais dificuldades no caminho. A principal delas foi a redução no fluxo de clientes em todas as lojas da rede, devido aos prejuízos na renda de uma parcela relevante da população por esta crise sanitária. Este fato ocasionou a diminuição do faturamento as lojas e do ticket médio. Para enfrentar este obstáculo, utilizamos as linhas de crédito subsidiados pelo governo, como a redução de jornada dos funcionários, o que se mostrou uma estratégia bem sucedida de mitigação dos efeitos econômicos da pandemia.

Novo conceito de produtividade

Conquistar o engajamento é fazer o cliente/consumidor comprar o propósito da empresa. É também o momento para se projetar e trabalhar desenvolvimento individual dos colaboradores.

Legado. Propósito. Realização. Três palavras que as empresas devem construir juntamente com os funcionários e os clientes. As pessoas querem um lugar para trabalhar e comprar que mude não só o mundo, como a vida particular de cada uma delas. Para elas se engajarem no trabalho, precisam ser protagonistas. 

Se você tiver que ter certeza do que você está fazendo, é melhor nem fazer. É preciso converter o sentimento de culpa de que algo foi feito errado em ação. O futuro é sempre passível de se trazer para o agora.

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