Primeiro, é preciso entender melhor o que significa cada um desses termos, certo? Engajamento tem a ver com a disposição colocada em determinada atividade ou algo que o conecte com seu propósito. Já o comprometimento é quando se firma um compromisso em persistir ou se flexibilizar para atingir seu propósito.
E aí, já sabe o que responder?
A resposta correta é que nós transitamos entre engajamento e comprometimento. Quando nos deslocamos entre esses dois pólos, temos liberdade para chegar até nossos objetivos.
Relação Engajamento x Comprometimento
Mesmo que você odeie comer salada, acaba se comprometendo a comer, pois está engajado com a saúde. O engajamento é sempre com algo maior em relação a sua vida.
Em termos de carreira, mesmo que você não faça o que gosta, é preciso buscar ser o melhor no que faz.
Não importa o momento que estamos vivendo, precisamos manter no horizonte o engajamento com a carreira e o futuro.
O verdadeiro engajamento não é entregar resultado o tempo todo e sim manter energia mesmo quando o resultado não vem. O resultado é um conjunto de variáveis que são controláveis ou não.
Pandemia: o que ela nos ensinou?
A pandemia colocou em nosso horizonte uma evolução que sempre negligenciamos. Quem está se saindo melhor na crise são aquelas empresas que estão fazendo a lição de casa. A empresa que não se comprometeu em cuidar do time, não cuidou dos clientes e do caixa, está passando por diversos problemas nesse momento.
Em termos práticos, a pandemia fez com que algumas coisas fossem aceleradas.
Na Clinicão, fizemos um levantamento das principais dificuldades dos franqueados e ficou clara a necessidade da intensificação da presença nos canais digitais e o fortalecimento da relação com os franqueados. Dessa forma, reforçamos a comunicação interna, bem como os treinamentos durante a crise do coronavírus.
Em termos gerais, tivemos duas principais dificuldades no caminho. A principal delas foi a redução no fluxo de clientes em todas as lojas da rede, devido aos prejuízos na renda de uma parcela relevante da população por esta crise sanitária. Este fato ocasionou a diminuição do faturamento as lojas e do ticket médio. Para enfrentar este obstáculo, utilizamos as linhas de crédito subsidiados pelo governo, como a redução de jornada dos funcionários, o que se mostrou uma estratégia bem sucedida de mitigação dos efeitos econômicos da pandemia.
Novo conceito de produtividade
Conquistar o engajamento é fazer o cliente/consumidor comprar o propósito da empresa. É também o momento para se projetar e trabalhar desenvolvimento individual dos colaboradores.
Legado. Propósito. Realização. Três palavras que as empresas devem construir juntamente com os funcionários e os clientes. As pessoas querem um lugar para trabalhar e comprar que mude não só o mundo, como a vida particular de cada uma delas. Para elas se engajarem no trabalho, precisam ser protagonistas.
Se você tiver que ter certeza do que você está fazendo, é melhor nem fazer. É preciso converter o sentimento de culpa de que algo foi feito errado em ação. O futuro é sempre passível de se trazer para o agora.