Como dar banho no seu cachorro em casa

Cachorro pode comer arroz e feijão? Especialistas respondem
24 de fevereiro de 2000
Cachorro pode comer jaca? Entenda os benefícios e cuidados com a fruta
24 de maio de 2000

Como dar banho no seu cachorro em casa

MATÉRIA COM PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DA CEO DA CLINICÃO VETERINÁRIA, DRA. MONIQUE RODRIGUES – REVISTA CASA E JARDIM

POR CARINA GONÇALVES COM JÚLIA MARTINEZ

O banho em cachorro em casa precisa tomar alguns cuidado para não prejudicar a sua saúde
Para dar banho no cachorro em casa, são necessários alguns cuidados para garantir a saúde do animal

Os tutores que costumam dar banho nos cachorros dentro de casa podem acabar na maior bagunça e, sem querer, prejudicar a saúde do pet. O uso de xampu adequado, a escolha do local e uma preparação correta pode fazer toda a diferença.

Em casa, após a escolha do ambiente, é necessário higinenizar o espaço antes de levar o pet para o banho. Mariana Penteado de Castro, especialista em comportamento animal e CEO de um pet shop, indica a pia da cozinha ou o tanque da lavanderia, se o mesmo tiver água quente. O box do chuveiro, com chuveirinho, também é uma boa opção.

A especialista diz que a temperatura da água precisa ser morna, mesmo durante o verão não se deve dar banho frio nos pets. Entretanto, algumas raças específicas podem preferir a água gelada, como o huskies siberianos.

A frequência pode ocorrer a cada quinze dias, de acordo com as especialistas. Porém, caso o cachorro frequente o ambiente interno da casa, suba no sofá e durma na cama com o tutor, o conselho é lavá-lo toda semana para evitar sujeira.

Enxaguar bem os pelos do cachorro após lavar com shampoo e condicionador é importante para prevenir problemas de dermatite
Enxaguar bem os pelos do cachorro após lavar com xampu e condicionador é importante para prevenir problemas de pele (Foto:

Como se preparar para dar banho no cachorro?
As especialistas indicam que o tutor prepare o ambiente do banho antes de começar para a atividade seja tranquila e prazerosa. Alguns acessórios são essenciais:

1. Xampu e condicionador de PH neutro específico para pet.
2. Algodão para colocar nos ouvidos.
3. Pente para os pelos.
4. Coleira, caso precise segurar o cachorro se ele estiver agitado.
5. Sabão neutro.
6. Toalhas limpas.
7. Secador de cabelo.

Hora do banho
A especialista Mariana Penteado de Castro indica o passo a passo ideal:

1. Esfregar o xampu suavemente com os dedos a pelagem, buscando não embaraçar os pelos dos pets com fios longos.
2. Lavar todas as partes, em especial entre os dedos, no bumbum, barriga, e locais mais sujos ou encardidos.
3. Enxaguar bem e passar xampu pela segunda vez. Não esqueça tirar todo o produto com água.
4. Aplicar o condicionador, espalhando primeiro nas mãos, depois, passar no sentido do pelo. Enxaguar em seguida.
5. Secar bem com a toalha.
6. Secar os pelos com o secador, tomando cuidado com a temperatura muito quente e mantendo distância do animal.
7. Escovar os pelos longos para não deixar nenhum nó.

Como manter o cachorro parado?
O banho pode ser um momento prazeroso para o cachorro, no qual ele pode receber petiscos como recompensa e carinho no corpo para mantê-lo parado. Por outro lado, se o animal estiver muito agitado, será necessário a ajuda de outra pessoa ou prender a ponta da guia na banheira ou na janela.

Especialista indica que animais de pelo custo não precisam passar condicionador, exceto se estiver ressecado

Especialista indica que animais de pelo curto não precisam passar condicionador, exceto se os fios estiverem ressecados (Foto:

Qual a diferença entre animais de pelo longo e curto?
Os cuidados com o pelo no banho são importantes, o tutor precisa enxaguar bem para tirar a sujeira e retirar todo o xampu e o condicionador. Isso precisa ser feito tanto em animais de pelo curto ou longo, mas as especialistas apontam cuidados extras para a pelagem comprida.

Os pets de pelo curto não precisam usar condicionador, porque normalmente a pelagem não é ressecada e não embaraça ou faz nó, explica Monique Rodrigues, CEO de uma rede de clínicas veterinárias. Ela diz ser necessário em bichos com fios médios, longos e densos, como é o caso do golden retriever.

É permitido lavar o rosto?
Sim, a prática é indicada, mas exige atenção. Segundo a Dra. Monique, o rosto pode ser lavado com sabão, mas, na região ao redor dos olhos, que é mais delicada, o tutor deve ter cuidado, pois a lavagem errada pode acabar provocando deficiência de córnea.

Lavar o rosto de manhã é indicado pela especialista, principalmente em raças braquicefálicas, com o focinho achatado, como pug, shih-tzu e buldogue francês, que têm secreção nos olhos.

“Uma dica de ouro para secar o rosto, em especial para aqueles que ficam molhados de lágrimas ou que têm dobrinhas: esquente a pontinha de uma toalha com o secador, e passe nas áreas molhadas. Vá fazendo isso até que seque”, explica Mariana.

E na hora de secar?
A secagem é importante para manter a pelagem saudável, evitando problemas de pele. Se a temperatura do secador estiver muito elevada ou ele estiver perto demais do animal, pode causar queimaduras na pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *