Remela nos olhos: fique de olho!

Gato magro? Seu amigo felino pode estar dando sinais de insuficiência renal
21 de março de 2019
Otite Canina – O que é, quais são os sintomas e como preveni-la
23 de março de 2019

Remela nos olhos: fique de olho!

De modo geral, as remelas nos olhinhos dos nossos pets são normais e não representam
nenhum risco. Pense bem: nossos olhos produzem secreção, porque os deles não
produziriam? Apesar de termos isso em comum, a aparência da remela dos bichinhos é um
pouco diferente da nossa, por ser mais pegajosa e ter o tom mais amarelado. Mas não pense
que ela deve ser totalmente ignorada: quando em excesso, ela pode indicar o sintoma de algo
mais grave.

Principais doenças que podem ser sinalizadas pela presença de remela e seus sintomas:

– Glaucoma: olhos inflamados, córnea azulada. A doença corresponde à uma inflamação
ocorrida devido ao aumento de pressão na região ocular pode deteriorar o nervo e a retina do
seu pet. Deve ser tratada imediatamente para evitar danos irreversíveis.
– Conjuntivite: olhos avermelhados, lacrimejamento, olhos semifechados, remelas verdes,
brancas ou amareladas, sensibilidade à luz. A doença é causada por vírus e deve ser tratada
para que se torne crônica.
– Catarata: olhos opacos. Ela é a principal razão pela qual os cães ficam cegos e, se não for
tratada, pode-se evoluir até formar uma “tela branca” que obstrui completamente a visão dos
cães. Pode ser herança genética ou sintoma de diabetes e seu tratamento é cirúrgico.
– Ceratoconjuntivite Seca: olhos secos, secreção, olhos vermelhos. A doença é causada pelo
ressecamento da córnea e da diminuição da produção lacrimal. Pode levar o cão à cegueira. O
tratamento é feito com colírios antibióticos e anti-inflamatórios.
– Olho de cereja: glândula inchada, coceira, produção nula ou excessiva de lágrimas. Com a
inflamação, a glândula ocular fica exposta com aparência semelhante à de uma cereja. Seu
tratamento é com colírios e medicamentos, ou cirurgia nos casos mais graves.
Agende seu horário com a equipe Clinicão. Seja para prevenir ou para diagnosticar e tratar,
estaremos com você!