Gato magro? Seu amigo felino pode estar dando sinais de insuficiência renal

Pulgas e carrapatos também adoram o verão!
20 de março de 2019
Remela nos olhos: fique de olho!
22 de março de 2019

Gato magro? Seu amigo felino pode estar dando sinais de insuficiência renal

A insuficiência renal felina é um problema comum que costuma afetar mais os gatos idosos. Ela
age de forma muito rápida e progressiva e, além disso, é irreversível. A boa notícia é que ela
pode ser facilmente controlada.

Órgãos renais
A função dos órgãos renais felinos é basicamente a mesma que a dos humanos: filtrar e eliminar
substâncias tóxicas do corpo e do sangue, permanecendo apenas os nutrientes, além de
produzir hormônios que regulam a formação de glóbulos vermelhos e a pressão arterial.

Causas da doença
A principal causa da insuficiência renal que deixa o gato magro é a idade, mas alguns gatos,
como o persa, podem ter predisposição genética à doença. Outra possível causa é o excesso de
toxinas no sangue devido à má administração de medicamentos ao longo da vida do felino, que
pode causar falhas no funcionamento dos rins. Podemos citar também as infecções por
bactérias, os tumores e a deficiência imunológica.

Principais sintomas
O sinal mais comum da insuficiência renal é a sede constante e o excesso de produção excessiva
de urina, que levam à alteração no peso, deixando o gato magro. Ele também pode perder os
pelos, o apetite e o ânimo, chegando a parecer um pouco depressivo.

Notou algum desses sintomas? Agende seu horário com a equipe Clinicão. Seja para prevenir ou
para diagnosticar e tratar, estaremos com você!