Higiene bucal nos pets: saiba a importância e como fazer corretamente

Clinicão Vila Guilherme é destaque no Portal do Franchising
10 de dezembro de 2007
Cachorro babando demais? Veja o que pode ser
20 de novembro de 2010

Higiene bucal nos pets: saiba a importância e como fazer corretamente

Você sabia que escovar os dentes de seu pet previne doenças? Mas não pense que seja igual a nossa! Veja dicas de como fazer da forma correta:

• Utilize uma escova apropriada
  • Utilize pasta dental específicos para o uso. Jamais utilize, a pasta humana, pois ela contém abrasivos e outras substâncias que podem causar irritações.
  • Nunca pressione as cerdas da escova contra a gengiva
  • Vá com calma, não escove rápido e nunca pressione as cerdas da escova contra gengiva. Pode machucar!

Como saber escolher a escova e pasta de dentes ideal?

No mercado, existem diversas escovas de dentes específicas e pastas, tanto para cães, quanto para gatos. É possível comprar as com cerdas anatômicas que possuem o cabo mais longo, parecidas com a dos humanos.

Por isso, é interessante procurar a Clinicão Veterinária para obter as orientações necessárias

Benefícios de levar o seu pet ao dentista

Orientação para o tutor fazer a higienização corretamente

Há muitos cuidados a serem realizados no momento da escovação. Na consulta com o dentista veterinário, você receberá orientações sobre o modo mais correto de escovar os dentes e também de como treinar seu pet para que ele

Prevenção da doença periodontal que afeta 90% dos cães e gatos.

A doença, é provocada pela placa bacteriana (tártaro),  sua primeira característica é a inflamação gengival e com o avanço acaba ocorrendo a destruição do ligamento periodontal e a lise, que é a destruição óssea. Quando o animal começa a perder os dentes significa que a doença já está em estado avançado.

O animal não costuma a parar de realizar as atividades do dia a dia como comer e brincar, portanto é difícil perceber  quando isso acontece.

A saúde começa pela boca.

Já ouviu falar que algumas doenças podem surgir pela boca?  Isso é fato! Outros órgãos, como rins, pulmões e coração, podem ser afetados quando a saúde bucal não vai bem.